Santo António, o casamenteiro

O seu nome era Fernando Martins de Bulhões. Como sinal da sua dedicação à Igreja, mudou o nome para irmão António. Foi então que viajou por todo o Mundo em auxílio dos outros. Morreu em Pádua, a 13 de Junho de 1231, onde viveu os últimos anos.


12 de Junho de 2007, Telejornal RTP1

A ele estão associadas várias tradições. A 12 de Junho, Lisboa ganha vida com as noivas de Santo António, santo padroeiro e casamenteiro da cidade. As janelas e os altares são enfeitados com os famosos manjericos e evoca-se a tradição com a queima de alcachofras.

Para arrumar um(a) namorado(a)
Logo na manhã compre um metro de fita azul de qualquer largura e escreva nela o nome completo da pessoa amada. À noite, conte sete estrelas no céu, sem apontar, e faça um pedido ao santo para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo António e deixe lá, até conseguir arranjar uma pessoa para namorar.

Para saber se irá casar
Essa é uma curiosidade de toda mulher que atinge a idade de se preocupar com relacionamentos, amor e paixão. Saber se vai se casar logo ou não é uma expectativa muito interessante. Se você tem essa curiosidade, faça a seguinte simpatia, uma das mais tradicionais para o assunto: na véspera do dia de Santo António, compre um copo branco e, à meia-noite, coloque água. Quebre um ovo gelado dentro do copo, com cuidado, para não arrebentar a gema. Deixe no sereno por toda a noite. No dia seguinte, antes do sol nascer, pegue o copo e observe. Se estiver coberto por uma névoa branca você se casará antes do dia de Santo António do próximo ano.

Oração
Glorioso Santo António que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça). Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amem.

Pesquisa feita por Emília Isabel (13 anos), Bernardo Costa (15 anos), Julieta Madeirense (17 anos), Marco Mendes (15 anos), Inês Lima (12 anos), jovens cibernautas do Espaço Internet de Sever do Vouga.

Sem comentários: